segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bacalhau desfiado no forno





Este é um prato muito apreciado cá em casa... mas eu não peso as batatas e o bacalhau, utilizo as porções que sempre uso para os três...

Ingredientes:

- Batatas
- Bacalhau desfiado
- 2 ovos
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 1 cebola
- azeite q.b
- sal q.b
- piri-piri q.b


Preparação:

Descascam-se as batatas e colocam-se a cozer (inteiras) com os ovos. Á parte, coloca-se o bacalhau a cozer (também pode ser usado posta de bacalhau e depois de cozido desfia-se e separa-se das espinhas). Tempera-se tudo com sal. Depois de tudo cozido, escorre-se e reserva-se. Num tacho, coloca-se a cebola e os pimentos, tudo laminado, rega-se com azeite e tempera-se com um pouco de sal e piri-piri, deixa-se alourar.
Enquanto o molho se prepara, vai-se preparando o tabuleiro, colocando uma camada de batatas cortadas às rodelas, depois a camada de balalhau e novamente uma camada de batatas. Cortam-se também os ovos às rodelas e coloca-se por cima. Depois do molho estar pronto cobre-se o tabuleiro com o preparado e leva-se ao forno quente (220ºC) até alourar (à volta de 20 minutos).

1 comentário:

  1. Esta ficou-me debaixo de olho,e aqui em casa adoramos bacalhau,por isso ando sempre á procura de novas receitas.Gostei da sugestão!
    Bjinhos e boa semana.

    ResponderEliminar